A organização do Festival MED 2024 anunciou os primeiros nomes do cartaz, mas também uma iniciativa “que marca uma viragem de página nesta nova década do MED”: a partir de agora, cada ano terá um país convidado.
Na celebração de 20 anos do MED, caberá a Marrocos mostrar, em Loulé, a sua cultura e tradições através da música, artesanato, gastronomia e literatura. “Marrocos é um território que está aqui tão perto mas, para além das fronteiras geográficas, há ainda muito a aprofundar do ponto de vista cultural e é esse um dos propósitos do Festival MED”, explica a organização do Festival.
Foram, ainda, conhecidos os primeiros 20 nomes que compõem o cartaz desta edição. A cantautora de música popular marroquina Oum representará o país convidado com o seu trabalho que funde influências de hassani, jazz, gospel, afrobeat e música Sufi. Teresinha Landeiro, Rita Vian e Kumpania Algazarra são, para já, os artistas portugueses confirmados. Cabo Verde surge representado por Tito Paris, e Angola pelos Throes + The Shine. Do Brasil vêm Chico César, que regressa após passagem pelo FMM – Festival Músicas do Mundo em 2023, e os Bixiga 70, banda que mistura elementos da música africana, MPB, e do jazz.
Chade, Coreia do Sul, Estónia (estreantes no MED), Finlândia, Jamaica, Bósnia e Herzegovina, México, Argentina, França, Irão e, claro, Marrocos… São estes alguns dos países — há ainda outros por revelar — que passarão por Loulé entre 27 e 30 de junho.