Um ano depois do 25 de Abril, o povo português votou nas primeiras eleições livres. A eleição da Assembleia Constituinte foi a mais concorrida e participada na história de Portugal. Doze partidos ou coligações concorreram à eleição dos 247 deputados que iriam escrever a Constituição que declarou Portugal como uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular.

50 anos depois, recordamos as primeiras eleições livres.

Nenhum português se negará a responsabilidade de votar. De votar tão conscientemente quanto lhe seja possível. Votar é colaborar. Não votar é trair o povo.

— Costa Gomes, Presidente da República

As primeiras reuniões eram, fundamentalmente, acusações feitas por partidos de extrema-esquerda ao Partido Comunista, relativamente a acções de preparação de campanha eleitoral. Os cartazes destruídos, a falta de liberdade em certas zonas do país em que o PCP se queixava. Havia vários protestos e contra-protestos.

— Armindo Ribeiro Mendes, 1.ª Comissão Nacional de Eleições

O novo episódio do programa e podcast “De Cravo ao Peito”, com autoria e realização de Mário Galego, encontra-se disponível em podcast e na RTP Play.