“A detenção de 151 alunos” é o novo episódio do podcast e programa Antena 1 “De Cravo ao Peito”.

No dia 16 de Dezembro de 1973, a Polícia do Estado Novo deteve 151 estudantes do ensino secundário de Lisboa. Os jovens estavam reunidos em assembleia na Faculdade de Medicina, para discutirem a situação do ensino em Portugal e acabaram nos calabouços da polícia. Foi a maior detenção de alunos antes do 25 de Abril. Três deles, António Miguel Guimarães, Bernardo Vasconcelos e Sousa e Pedro Martins Rodrigues, recordam o dia em que foram presos.

Lembro-me de sermos empurrados e dos mais velhos dizerem: – Toca a queimar os apontamentos!

Nesse início da década de 1970, uma mulher presidiu pela primeira vez, a uma associação de estudantes de uma faculdade: Glória Ramalho, retoma o curso das críticas dos estudantes. Nas escolas do secundário da região de Lisboa, multiplicavam-se jornais de parede ou boletins que circulavam de mão em mão e que agora estão reunidos num livro sobre a imprensa dos “intrépidos adolescentes” contra a ditadura. Um dos autores, Rui Gomes, também envolvido nos movimentos de oposição à ditadura, folheia as paginas desse volume.

Professores-polícia que denunciam era uma imagem que púnhamos nos cartazes e o Almeida e Costa disse: – Olhe que chamo a polícia!, e eu respondo: – Não é preciso, o senhor já cá está.

De Cravo ao Peito, com autoria e realização de Mário Galego, encontra-se disponível em podcast e na RTP Play.