Da esquerda à direita, em “Entre Políticos”, o novo crossfire que desde o dia 21 de setembro integra a nova grelha de programação da Antena 1, protagonistas políticos debatem a atualidade. Para o jornalista João Alexandre, moderador do formato que se estreou na rentrée da estação, este nasce da “necessidade de criar um novo espaço de debate da atualidade política com alguns dos principais protagonistas”. Uma vez que uma parte assinalável da vida política se concentra na Assembleia da República e nas propostas dos partidos, considerou-se essencial “abrir espaço a um frente-a-frente semanal em que deputados e representantes dos partidos com assento parlamentar discutem na rádio pública as principais propostas e os temas mais quentes da atualidade”, como sublinhou o autor e apresentador do programa, que todas as quintas-feiras, depois das notícias das 10h00, conduz durante 20 minutos um novo debate político.
A escolha de cada um dos intervenientes e o próprio tema em debate correspondem a critérios que pretendem promover a diversidade de temas, ainda que estes reportem à atualidade política mais recente. O autor do programa resume o conceito subjacente, explicando que cada episódio “contará com uma dupla diferente, sendo que as duplas serão, salvo algumas exceções, as mesmas, mas num sistema semanal rotativo”. Em cima da mesa estarão temas que marcaram a semana política, “desde o assunto mais polémico, e do qual todos falam – como uma medida anunciada pelo Governo ou uma crítica mais audível do Presidente da República –, até à proposta mais discreta, mas que pode ter impacto significativo na vida das pessoas”, esclarece João Alexandre.
Com este modelo, “Entre Políticos” propõe-se “dar voz aos protagonistas políticos”, de forma que estes expliquem os seus argumentos sem os habituais constrangimentos temporais, mas permitindo também “confrontar esses mesmos protagonistas com as questões mais desconfortáveis e que ainda não tiveram resposta”. Segundo o autor do formato, torna-se essencial, “numa era em que o soundbite é cada vez mais uma realidade, ouvir também o argumento e a contextualização que estiveram na base da expressão que marcou o dia ou da proposta que fez a abertura do noticiário, mas que ficou confinada a um registo sonoro de 20 segundos”.
Ainda acabado de se estrear, é já de salientar o balanço positivo que é feito das duas primeiras emissões do programa. Reconhecendo que o formato é já conhecido dos ouvintes, João Alexandre salienta contudo que houve um “interesse genuíno” no programa tanto por parte do público como dos próprios protagonistas políticos. Na primeira semana, o frente-a-frente político centrou-se nas propostas para a descida de impostos e contou com João Torres, ex-secretário de Estado e atual secretário-geral adjunto do PS, e Hugo Soares, ex-líder parlamentar e atual secretário-geral do PSD, enquanto o segundo episódio teve como protagonistas Mariana Mortágua, dirigente do Bloco de Esquerda, e Bernardo Blanco, dirigente e deputado do Iniciativa Liberal, que debateram temas como a habitação, o 15.º mês de salário ou o resultado das eleições na Madeira. No programa de hoje, e já com o Orçamento do Estado para o próximo ano apresentado pelo Governo, os convidados serão Duarte Alves, deputado do PCP, e Rita Matias, deputada do Chega.