Além dos testemunhos deixados por várias personalidades, os jornalistas da Antena 1 também viveram o regresso às aulas. As provas estão neste conjunto de reportagens, que completam a primeira semana temática da rádio pública.
O regresso às aulas pressupõe também voltar a uma série de rotinas que se perderam durante as férias de verão. Quais são as dificuldades das famílias, que regras é necessário recuperar, entre outras recomendações deixadas pela psicóloga Sofia Ramalho.
O regresso às aulas é também o regresso das famílias às rotinas de antes das férias do verão e o regresso a casa é um dos momentos mais difíceis do dia. A escola acaba cedo e é preciso encontrar alternativas, além de outras atividades que os pais gostam de proporcionar aos filhos. O repórter Mário Antunes acompanhou Susana Namorado, mãe do Artur (7 anos) e do Gaspar (1 ano), desde que saiu do trabalho até que chegou a casa. Susana conta como é difícil gerir o final do dia até à hora do jantar.
Nesse turbilhão, os avós são uma espécie de “pronto-socorro”: sempre que o trabalho dificulta a gestão familiar por parte dos pais, estes “segundos pais” entram em ação. O repórter Afonso de Sousa entrevistou duas “super-avós” da região de Bragança: Teresa Borges, que se reformou com penalização para cuidar das suas netas, e a enfermeira Conceição Vieira, que se organiza entre turnos – os seus e os da sua filha, também enfermeira.
Do sacrifício pela família ao rejuvenescimento por via do afeto, o regresso às aulas proporciona também aprendizagens a quem não teve tempo ou oportunidade para tal. Cláudia Godinho conheceu alguns estudantes e responsáveis do projeto Alfalit, organização sem fins lucrativos. “Sensibilidade e coração especial” são alguns dos requisitos para ajudar a sair da “prisão” do analfabetismo, em que se encontram, em Portugal, cerca de 300 mil pessoas com mais de 10 anos.
Além das aulas tradicionais, a Escola Básica Antero Basalisa conta com dança, teatro, atividades de exploração de natureza e, este ano, abriu uma aula: a Hora B… de Brincar. Rita Fernandes esteve no recreio com vários alunos deste estabelecimento de ensino, considerado um exemplo nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). “Professores felizes criam alunos felizes”, explica a coordenadora da escola.
Como se vive a multiculturalidade na sala de aula? São 38 as nacionalidades que se contabilizam na escola no Agrupamento de Escolas Gil Vicente em Lisboa. A diretora, a professora Adriana Guerreira, veio ao estúdio da Antena 1 com dois alunos, para falar dos objetivos de um dos agrupamentos do país com mais diversidade.