À boleia dos 20 anos da RTP Memória, a Antena 1 dedica a semana à Memória, em sentido lato – científica, física, patrimonial, cultural, entre outras. Em mais uma semana temática, recordamos os sons dos quase 90 anos da rádio pública, que nos ficam na memória, e falamos com médicos, psicólogos, historiadores e até com informáticos ou chefes de cozinha. Exploramos, assim, as memórias que compõe a memória.
No “Programa da Manhã” desta segunda-feira, Ricardo Soares conversou com a professora e investigadora do ISPA, Ana Cristina Silva: como se aprendia antigamente e como se deve aprender hoje? Memorizar só é suficiente?
Isabel Cunha faz uma viagem pela memória no Mosteiro de Arouca. A exposição “Ora, Cantate et Labora” presta tributo aos homens e mulheres do campo que ao longo dos séculos trabalharam a terra e festejaram as colheitas no equinócio de outono.
Esta terça-feira, Ricardo Soares recebeu Ricardo Antunes, analista de cibersegurança, no “Programa da Manhã” para esclarecer o papel da memória dos computadores.
Na quarta-feira, o Chef Rui Palma passou pelo “Programa da Manhã” para relembrarmos o papel fundamental dos cheiros e sabores na culinária e nas nossas vidas.
E, para fechar a semana, uma reportagem de Pedro Miguel Ribeiro na Casa do Alecrim, um espaço especializado no acompanhamento de doentes de Alzheimer. Será que a música pode despertar a memória?
Em “Uma Noite em Forma de Assim”, Jorge Afonso conversou com o investigador Miguel Cardina, autor de “O Atrito da Memória”.