Mais informação, opinião, entretenimento, arte, cultura, desporto e humor, sem nunca esquecer os temas que nos fazem estar cada vez mais próximos, são as peças-chave. Há tanto para ouvir ao longo do dia!
Porque a vida recomeça a cada despertar, a dupla Ricardo Soares e Frederico Moreno volta em força ao “Programa da Manhã”, com novos conteúdos. Fernando Alves regressa às manhãs da rádio com “Os Dias Que Correm”: o que guardamos dos dias, o que passando, fica. Para ouvir minutos antes das 09h. E a partir de segunda-feira dia 23 conte, em cada manhã, com notoriedade e relevância na opinião sobre a atualidade política.
Há também uma “Zona Vip” na qual João Gobern, depois das 08h, escolhe e comenta canções. Uma a cada dia.
Ao mesmo tempo, regressam as viagens pelo mundo e, no “Fuso Horário” (7h20), as histórias que chegam de vários pontos do globo. Há ainda boas notícias ao acordar “No País das Maravilhas” com Sónia Morais Santos (7h40), o futebol nacional e internacional visto à lupa por António Tadeia no “Último Terço” (07h50) e o extraordinário humor do “Portugalex” (07h55). Há igualmente a reter retratos que mostram “Um Dia No Mundo” com o traço de Francisco Sena Santos (8h35).
A economia faz parte também da manhã da rádio com o regresso das “Contas do Dia” (9h22), com Helena Garrido e Pedro Sousa Carvalho a fazerem as contas certas. De manhã é assim. Ao longo do dia há muito mais para ouvir.
Às 16h, a Antena 1 prepara o melhor para o regresso a casa no “Programa da Tarde”, com José Carlos Trindade e Nuno Rodrigues ao leme, a postos para um ponto de ordem à mesa sobre o que foi e o que está a ser o dia – nas notícias, no trânsito e em tudo o mais que impacta na vida das pessoas.
O que está a dar nas redes sociais, o que ecoa no plano desportivo, o que se passa cá dentro e lá fora – com informação regional e das nossas comunidades espalhadas pelo mundo – são alguns dos novos programas que poderão ser ouvidos diariamente. Há canções para recordar na “Liga dos Quarentões” com Jorge Alexandre Lopes, e as histórias imperdíveis que David Ferreira nos conta todos os dias.
Com o dia de trabalho a ficar para trás, há um conjunto de pistas, ideias e sugestões de diversão no “Mortinhos Por Sair de Casa”. Chave mestra para o final do “Programa da Tarde”, que não termina sem antes Luís Osório nos enviar o “Postal do Dia” (às 18h50).
Já depois das 20h, a Antena 1 mantém uma das suas marcas de água – uma conversa à hora de jantar no “Mesa Para Dois“, mas com a reserva feita em seu nome.
Depois das 21h, uma noite refletida, relaxada e conversada com Jorge Afonso, que serena os ânimos da jornada e, em “Uma Noite em Forma de Assim”, olha para a beleza dos dias, com gente dentro, garantindo que encontra na rádio um palco aberto a todas as artes, sentimentos e afetos. Depois da uma da manhã, as linhas da frente da produção musical chegam com o “Agente Provocador”, de Herberto Quaresma.
Outra das principais novidades da nova grelha é o programa das quintas-feiras às 23h. Os escritores Afonso Reis Cabral e Rafael Gallo, as cantoras Capicua e Selma Uamusse e a jornalista Margarida Pinto Correia formam os “5 à 5ª” e vão por ali fora, absorvendo e partilhando ideias com os seus convidados. Ao fim de semana há novos magazines a descobrir, um deles coloca a nova música portuguesa num “Posto de Escuta”, um outro fará a ponte entre a semana que passou e a que vem pela frente, olhando para as propostas da rádio.
Numa rádio de palavra, de conteúdo e de vida, a partir de agora há temas para cada semana, criando-se assim portfólios sonoros para consumir a cada dia e para mais tarde recordar. O regresso às aulas, as vindimas, a memória ou a literacia financeira vão traduzir-se em “Semanas de…”, com olhares diversificados e espalhados pelas 24h de emissão da “Rádio que Liga Portugal”.
A partir de dia 16 regressam também novas temporadas de programas como “Fala Com Ela” de Inês Meneses, “Refeitório” de Joana Barrios, “Destacável” de Aurélio Gomes, “A História da Música” de Miguel e Maria João Esteves Cardoso, ou “O Amor É” de Júlio Machado Vaz e Inês Meneses, entre outros mais.
E porque tudo isto deve ser revisto e previsto, uma nota para a newsletter da rádio que, a partir desta segunda-feira, deve ser subscrita por todos quantos queiram estar ligados ao serviço público, em antena1.rtp.pt.