Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Duas ou Três Coisas
Antena 1 - RTP
Imagem de William Friedkin: uma figura-chave da nova Hollywood
Fragmento do cartaz de "O Exorcista" (1973)
Cinema e Séries Nuno Camacho | 14 ago, 2023, 11:11

William Friedkin: uma figura-chave da nova Hollywood

Uma semana após a morte do realizador, evocamos em traços gerais um cineasta que teve o seu apogeu nos anos 70 e renasceu neste século.

Imagem de William Friedkin: uma figura-chave da nova Hollywood
Cinema e Séries Nuno Camacho | 14 ago, 2023, 11:11

William Friedkin: uma figura-chave da nova Hollywood

Uma semana após a morte do realizador, evocamos em traços gerais um cineasta que teve o seu apogeu nos anos 70 e renasceu neste século.

Cumpre-se hoje precisamente uma semana sobre a morte, aos 87 anos, do realizador norte-americano William Friedkin. Com uma longa e prolífica carreira no cinema e na televisão, o realizador foi uma das figuras de relevo da geração de modernizadores do cinema americano dos anos 70 e também um dos principais impulsionadores do que ficou conhecido como “nova Hollywood”.

Com Os Incorruptíveis contra a Droga (1971) ganhou um dos cinco Óscares que o filme conquistou (superando Stanley Kubrick com A Laranja Mecânica) e voltou a ser nomeado, dois anos depois, por O Exorcista (1973), um dos mais lendários e assombrantes títulos da história do cinema de terror que seguiu as pisadas de A Semente do Diabo, de Roman Polanski, ao revestir o moderno filme de terror de uma aura de “classe e respeitabilidade” (embora o realizador e o autor do livro em que o filme se baseia nunca tenham pensado nele como parte integrante desse género).

Mas o apogeu representado por The French Connection foi precedido ainda por The Boys in the Band (1970), um outro título digno de nota que adapta uma peça de teatro (com o mesmo elenco da encenação original) sobre um grupo de amigos gays. Na mesma linha temática, mas em chave de thriller, Friedkin iniciou a década de 80 com Cruising, uma história lúgubre e intensa em que Al Pacino interpreta um polícia à paisana que se infiltra no mundo da subcultura sadomasoquista gay para poder capturar um assassino.

Em meados dos anos 80, Viver e Morrer em Los Angeles (1985) provou que a apetência do realizador para coreografar sequências de ação na trilha do que fizera em The French Connection se mantinha intacta ao revelar-se ágil na construção de um thriller de ação criminal sobre um agente dos serviços secretos disposto a tudo para vingar a morte de um colega. A partir daí, o génio do realizador ficou um pouco à míngua, mas ressurgiu já neste século com dois filmes que voltaram a ser elogiados pela crítica, Bug (2006) e Killer Joe (2011), ambos a partir de peças de Tracy Letts. Estes dois thrillers claustrofóbicos em jeito de huis-clos são peças de câmara atraentes sobretudo pelo nível de loucura e excessividade que comportam – o primeiro encena uma folie à deux sob a forma de um delírio de infestação vivido pelas personagens de Michael Shannon e de Ashley Judd, enquanto o segundo se centra na história de um golpe familiar e conta com as interpretações empenhadas de Matthew McConaughey e de Emile Hirsch.

Texto de Nuno Camacho

William Friedkin foi um dos destaques no mais recente episódio de Duas ou Três Coisas, com João Lopes e Nuno Galopim.

Imagem de William Friedkin, Steven Soderbergh e os Blur

William Friedkin, Steven Soderbergh e os Blur

O desaparecimento de William Friedkin aos 86 anos, a estreia da série "Full Circle" de Steven Soderbergh e o novo álbum dos Blur "The Ballad of Darren" são pontos de partida para a conversa desta semana.

Mais Episódios
Duas ou Três Coisas William Friedkin

Pode também gostar

Imagem de Voltar a ouvir o derradeiro álbum dos The Police

Voltar a ouvir o derradeiro álbum dos The Police

Imagem de Uma viagem a Liverpool

Uma viagem a Liverpool

Imagem de François Ozon regressa com uma comédia policial

François Ozon regressa com uma comédia policial

Imagem de O admirável percurso de Christopher Nolan até “Oppenheimer”

O admirável percurso de Christopher Nolan até “Oppenheimer”

Imagem de Yma Sumac: uma voz invulgar nos primórdios do LP

Yma Sumac: uma voz invulgar nos primórdios do LP

Imagem de “Demência 13”: a pré-história de Francis Ford Coppola

“Demência 13”: a pré-história de Francis Ford Coppola

Imagem de A vida de Napoleão está de regresso ao cinema

A vida de Napoleão está de regresso ao cinema

Imagem de Para redescobrir o legado de Amy Winehouse

Para redescobrir o legado de Amy Winehouse

Imagem de O cinema nos corredores do Vaticano

O cinema nos corredores do Vaticano

Imagem de Reinventando o clássico filme de tribunal

Reinventando o clássico filme de tribunal

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025