1.
O Rodrigo é um miúdo de oito anos, finalista numa escola primária de Castelo Branco e fez-me chorar.
Fez-me chorar muito.
Quando ouvi a gravação disponibilizada pelo INEM, quando escutei a sua voz a pedir ajuda por a mãe estar desmaiada no carro, quando escutei as suas explicações…
…que a mãe tinha um problema no coração.
Que tinha um pacemaker.
Quando ouvi as suas lágrimas, o seu soluçar por ela não acordar.
Quando o técnico, o maravilhoso João Dias, exemplo de tantos excelentes profissionais do SNS, o acalmou com tranquilidade e elogios:
– Estás a ser um campeão, Rodrigo.
2.
Os quatro no carro, imagina.
A mãe que encostou quando sentiu um formigueiro a subir-lhe pelo braço esquerdo.
Os dois gémeos de seis anos no banco de trás a dormir e o Rodrigo, o pequeno e incrível Rodrigo que viu a mãe perder os sentidos e que, ainda assim, teve a frieza de procurar o telemóvel, de telefonar para o 112, de contar (sem gritar) o que estava a acontecer.
Entre soluços explicou o que João precisava de saber para enviar ajuda.
3.
A mãe foi socorrida em menos de sete minutos por uma brigada do INEM que só a encontrou graças a este menino, finalista de uma escola primária em Castelo Branco.
Peço-te que os oiças – a gravação está disponível se a procurares.
Os dois a conversar.
O Rodrigo em pânico por ver a mãe, mesmo ao seu lado, adormecida e sem reação, mas a explicar tudo para que a ajuda viesse.
E o João, sem poder comover-se, mas absolutamente comovido, a perguntar-lhe o essencial e a distraí-lo da possibilidade do inferno.
É muito bonito.
Uma lição de uma criança que salva a sua mãe.
E uma lição de um profissional de saúde que, a partir de um telefonema, fez-nos acreditar que estamos juntos, que podemos contar uns com os outros.
Ah, sabes…
…o Rodrigo é um menino negro.
Lindo, de olhos grandes.
Inteligente, forte, corajoso.
Nestes dias de cólera, em que tantos animais são racistas, julgando-se ainda por cima inteligentes, que bom ter sabido desta história perfeita.
Ouça o “Postal do Dia” em Apple Podcasts, Spotify e RTP Play.