Na Semana da Comida, a Antena 1 não ouviu apenas chefs: os nossos interlocutores incluíram médicos, especialistas em ciência alimentar, ou mesmo consumidores em plenas compras.
A abrir a semana: como escolher bem o que comer entre tantas tendências? A pergunta deu mote à conversa de Edgar Canelas com Nuno Borges, da Associação Portuguesa de Nutrição: informação e contrainformação, o que são tendências e o que é científico, quais são as escolhas certas dos cidadãos.
Na terça-feira (14), a conversa foi com Maria Palma Mateus, do Grupo de Trabalho da Universidade do Algarve sobre Dieta Mediterrânica, património imaterial da humanidade. Os princípios de um estilo de vida saudável estiveram em destaque no início da tarde da Antena 1.
A pediatra Inês Coelho explica como a alimentação influencia os primeiros mil dias de vida das crianças, até mesmo antes de nascerem. O período em que a alimentação é introduzida nas nossas vidas foram o mote para a conversa conduzida por Edgar Canelas.
Em direto no “Programa da Tarde”, Isabel Cunha esteve na conferência “Segurança Alimentar, Perspetivas e Prospetiva” na Universidade Católica, à procura de formas de garantir alimentos seguros, nutritivos e acessíveis evitando o desperdício e o consumo desenfreado. A repórter falou com Tim Hogg, especialista em ciência e tecnologia alimentar, e Raquel Lage, mestranda de engenharia alimentar que ajudou a desenvolver uma farinha a partir de espinhas de peixe.
Já no “Programa da Manhã”, na quarta-feira que celebrou o Dia Mundial da Alimentação, a repórter Inês Martins foi às compras. No supermercado, falou com muitos consumidores que partilharam as suas preocupações e os critérios que seguem na hora de escolher os alimentos a colocar no carrinho.