No mês da ciência, abrimos antena para uma semana temática que divulga projetos científicos de exceção e promove investigadores em ascensão.
No “Programa da Manhã”, Ricardo Soares conversou com Iara Tiago. Esta é a responsável por Sem Atrito, projeto de comunicação de ciência, fruto de uma paixão comum na partilha da física do dia-a-dia de forma acessível.
Também nas manhãs, a Antena 1 recebeu Andreia Pinho, que criou Science Wave: uma página de Instagram onde desvenda a rotina de uma cientista no laboratório, desmistificando a perceção do investigador como uma figura cinzenta.
Outro convidado de Ricardo Soares foi Rui Rodrigues, proponente de “Fala-me Neuro”: projeto de literacia científica que se foca na educação informal de neurociência e que quer inspirar pessoas de todas as idades a usar este conhecimento no dia-a-dia.
Este é um projeto nas redes sociais de divulgação científica com humor. A fundadora é Joana Wilton, bioquímica doutorada em biologia.
A jornalista Susana Barros apresenta-nos casos de sucesso de cientistas portugueses lá fora. Por exemplo, Filipe Pereira, que desenvolve uma terapia inovadora contra o cancro, através da reprogramação das células doentes – como um “cavalo de Troia”.
Outro desses casos é Carolina Figueiredo, que se encontra nos EUA a estudar física de partículas, e foi notícia numa das revistas de ciência mais prestigiadas do mundo.
Tiago trabalha numa empresa de biotecnologia e a sua investigação tem a ver com… sangue!
Teresa está a estudar os pequeninos peixes que… abrem o apetite às baleias!