Uma edição pouco otimista, esta semana, onde Nuno Severiano Teixeira e Carlos Coelho analisam três crises: Madeira, INEM e Mundo.
Na Madeira, os residentes fixos, olham para as responsabilidades políticas e condições de governabilidade, com 5 membros do Governo Regional, incluindo o Presidente, arguidos em processos judiciais. Sobre a moção de censura , em que Chega, PS e JPP vão votar a favor, provocando a queda do Governo de Miguel Albuquerque, Carlos Coelho sublinha o comportamento em zigue zague do PS regional e Nuno Severiano Teixeira analisa cenários, incluindo o papel do Presidente da República.
Sobre a crise no INEM, Nuno Severiano Teixeira e Carlos Coelho analisam as responsabilidades politicas, com Nuno Severiano Teixeira a defender ninguém sai bem – nem os sindicatos. Ambos concordam que é preciso esperar pelo resultados dos inquéritos, que desejam rápidos e com consequências.
E Trump todo poderoso na Casa Branca, que consequências para a política doméstica e resto do Mundo? As nomeações que já se conhecem – controversas – deixam Nuno Severiano Teixeira e Carlos Coelho pouco optimistas: não vem aí coisa boa. A linha dura e a lealdade a Trump são as características comuns. A base de recrutamento são os aliados MAGA. A nomeação de Marco Rubio, como Secretário de Estado, não é uma boa noticia para a Ucrânia, defende Nuno Severiano Teixeira.
Como sempre, temos ainda os Redondos, Bicudos e Quadrados, onde se fala, por exemplo, de alterações climáticas e da COP29, e da situação política em Moçambique e na Alemanha. Como sempre damos pistas para o fim de semana.