O que une Afonso Reis Cabral, Capicua, Margarida Pinto Correia, Rafael Gallo e Selma Uamusse? Todos estes nomes integram o painel de “Cinco à Quinta”: um novo programa para ouvir na Antena 1. Cinco personalidades distintas, cada um à sua vez, trazem convidados para pensar e refletir os temas que mexem connosco. À quinta-feira, sempre depois das notícias das 23h, descomprima neste novo espaço de partilha e de ideias.
Rafael Gallo não está ainda tão sereno. O escritor de “Dor Fantasma”, romance distinguido com o Prémio Literário José Saramago em 2022, admite ter recebido o convite com “uma mistura de surpresa, receio e empolgação. Nunca estive no lado de quem apresenta um programa”. Mas os benefícios e a vontade de aprender, diz à Antena 1, superam a intimidação inicial: “Por outro lado, é a oportunidade perfeita para conversar com pessoas que admiro, a quem gostaria de perguntar muitas coisas, então estou empolgado.”
Conforme à sensibilidade de cada apresentador, que vamos conhecer no site da Antena 1 ao longo das próximas semanas, Rafael Gallo está a colecionar “pessoas ligadas a atividades de criação, para saber como lidam com isso. Não só o processo criativo em si, mas como é ‘ser’ alguém cuja vida segue essa direção.” Essa energia, prevê, poderá contagiar a própria lógica de “Cinco à Quinta”: é possível que se torne “também um processo de criação em progresso, que se transforme ao longo das transmissões.”
Com o episódio de estreia, que ficou a seu cargo, Rafael Gallo não perdeu a oportunidade para novas aprendizagens. As primeiras convidadas são duas autoras de podcasts de sucesso: Inês Maria Meneses, do formato Antena 1 “Fala com Ela”, e Raquel Marinho, de “O Poema Ensina a Cair”.