São muitos os motivos para continuar a escutar as emissões da Brasil 200, a mais recente rádio online da Antena 1 onde, 24 horas por dia, se criam encontros e diálogos entre Brasil e Portugal, entre novos momentos e o revisitar de memórias, sublinhando a enorme diversidade de referências e caminhos que caracteriza a própria história da cultura brasileira.
Entre os novos conteúdos expressamente criados para a Brasil 200 estreiam este mês dois novos programas. Um deles é Orelhão, um programa de Herberto Quaresma onde vamos escutar memórias e o presente da cultura urbana brasileira, num primeiro episódio por onde vamos encontrar canções de Max de Castro, Paulo Santos ou Arthur Verocai. O outro novo programa sobre música é a Vitrola, uma versão para a Brasil 200 do Gira Discos da Antena 1. No primeiro episódio Nuno Galopim dá a ouvir canções sobre a cidade de São Paulo passando por nomes como os de Tom Zé, Rita Lee ou a Banda 365.
Há novos episódios de O Meu Brasil, desta vez apresentados por Jorge Alexandre Lopes (Antena 1), Tiago Ribeiro (Antena 3) e João Pedro Bandeira (RDP Internacional). Em Isto Aqui o que É? escutam-se Criolo, os Gilsons e o artista indígena Owerá. A atuação de Mallu Magalhães na Casa do Brasil, na ocasião do lançamento da Brasil 200 poderá ser recordada, juntamente com uma entrevista realizada na ocasião.
De produção bem recente poderemos reencontrar aqui um especial de João Gobern sobre os 80 anos de Milton Nascimento, uma sessão gravada há poucas semanas por Chico César na Antena 1 e o episódio da série Num País Tropical, de Rui Miguel Abreu, dedicado ao samba.
O desporto tem também um espaço na Brasil 200 e este mês poderemos encontrar entrevistas feitas por João Gomes Dias a Caíque Silva, Alan Cavalcanti, Everton Calício e Mayra Santos.
A série de Iolanda Ferreira Gritos do Ipiranga, que escuta histórias de emigrantes brasileiros a viver em Portugal, dá-nos a conhecer este mês Sandrinho do Pan e Karla Diniz, que é assistente social.
Da mesma autora fazemos uma visita (em cinco episódios) ao Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Esta visita surge dentro da série Histórias e Lugares do Brasil, na qual encontraremos este mês uma conversa em duas partes com a investigadora Claudia Thomé Witte sobre D. Pedro (quarto de Portugal e primeiro imperador do Brasil) e ainda mais uma série de momentos do colóquio Independência Com Integração, que foi acompanhado pelo Pedro Miguel Ribeiro. Produzido numa versão expressamente pensada para a Brasil 200 temos também um novo episódio do roteiro de sugestões Mortinhos por Sair de Casa.
Outra das novidades deste mês é a apresentação de conteúdos expressamente pensados para a Brasil 200 pela Rádio Zig Zag, outra das rádios online da Antena 1, esta dedicada a um público dos 5 aos 9 anos de idade.
Dos nossos arquivos recuperamos este mês uma conversa de Inês Meneses com Adriana Calcanhotto, Denise Fossard, Mónica Figueiredo e Paula Ribeiro, e as passagens pela Prova Oral, de Fernando Alvim, de nomes como Roberta Medina, Clarice Falcão ou António Tabet.
Da jornalista Isabel Meira voltamos a escutar a reportagem que fez há pouco mais de um mês em São Paulo sobre a fome no Brasil e que a Antena 1 já emitiu, assim como o seu olhar sobre a reabertura do Museu do Ipiranga.
Fala-se ainda da banda desenhada de Batista, Marcello Quintanilha e Henrique Magalhães ou da poesia de Carlos Drummond de Andrade, escutam-se em entrevistas as vozes de Fernando Meirelles, Agildo Ribeiro, Edson Athayde, Luedji Luna ou Alberto Cavalcanti. E, entre muitas outras propostas mais, reencontramos as histórias de vida de Rui Cabral, Andrea Sousa ou Diogo Cunha, emigrantes a viver no Brasil que Alice Vilaça nos deu a conhecer em Portugueses no Mundo.