A 24 de Dezembro de 1524 falecia em Cochim, na Índia, Vasco da Gama. Significa que, nesta véspera de Natal, passam 500 anos sobre a data da sua morte.
Aproveitando o pretexto, o Pedro Miguel Ribeiro pôs-se a fazer o caminho marítimo para a Índia e, de entre as várias escalas que Vasco da Gama fez, escolheu 5 para nos dizer como se vive o Natal em cada um desses locais.
Episódio 1 – Sines
Começamos pela terra natal de Vasco da Gama: uma viagem em que o Natal é um dos pretextos, o outro, é a vida e obra do navegante. Não foi daí que partiu a armada que seguiu pelo Atlântico e Índico fora. Mas foi o ponto de partida da vida do grande navegador.
Das iguarias tradicionais à animação no Castelo, Pedro Miguel Ribeiro conhece ainda a música da época.
Episódio 2 – Tenerife
Uma das primeiras escalas de Vasco da Gama na sua viagem de descoberta do Caminho Marítimo para a Índia foi na ilha de Tenerife, parte do arquipélago das Canárias. À época era já domínio da coroa espanhola, ainda que só um ano antes de Vasco da Gama por lá passar, é que os espanhóis haviam dominado por completo os resistentes nativos das Canárias: os Guanches.
O Natal Canário é muito variado. São várias ilhas, e naturalmente há diferenças entre elas. Mas uma coisa é comum em todas: animação e… presépios. E a que sabe o Natal nas canárias?
Episódio 3 – KwaZulu-Natal
No dia 25 de Dezembro, a tripulação avistou a costa do que, hoje em dia, é a cidade de Durban. Ora, como era dia de Natal, foi esse o nome que deram à região. assim ficou conhecida a província de Natal que, hoje em dia, engloba também a designação do território Zulu. Durban é, portanto, a capital de KwaZulu-Natal.
E o Natal em… Natal, na África do Sul, é passado com temperaturas quentes, com sol, e flores a desabrochar. É tempo de férias de verão nas escolas. Mas ainda assim, como sempre houve uma forte influência Cristã na África do Sul…
Episódio 4 – Malindi
A viagem continuou para Norte e houve várias escaramuças, sobretudo quando foi necessário abastecer os navios de água doce. Assim foi em Mombaça, actualmente no Quénia, onde Vasco da Gama se apercebeu de uma cilada destinada a prender toda a tripulação.
Acontece que poucas milhas mais a norte, igualmente na costa, ficava Melinde, que hoje em dia conhecemos por Malindi, onde a influência do cristianismo cresceu e o Natal é celebrado e observado um pouco por todo o país. E não se surpreenda se na mesa das sobremesas estiver um panettone…
Episódio 5 – Calicut
O piloto que o sultão de Melinde, mais conhecida hoje em dia por Malindi, cedeu a Vasco da Gama, não enganou os navegadores portugueses. A viagem decorreu pelo Índico fora muito mais rapidamente do que a etapa anterior. Para se ter uma ideia, as naus de Vasco da Gama haviam levado quase 4 meses do Cabo da Boa Esperança a Moçambique, e levaram pouco mais de um mês para percorrer uma distância semelhante de Melinde até Calecut, actualmente chamada de Calicut ou Kozhikode.
O resto é história e, de facto, os portugueses primeiro, e os ingleses depois, influenciaram parte da cultura do que hoje é a Índia. O Natal é uma dessas heranças. É feriado por toda a Índia e cada estado indiano foi arranjando a sua maneira de ir celebrando e em Kerala, estado onde fica Kozhikode, ou Calicut, tem as suas tradições.