Na semana em que passam 10 anos desde que o Cante Alentejano foi reconhecido como património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO, a Antena 1 mergulha nas nossas raízes e ativa a nossa memória coletiva.
Há 10 anos, a UNESCO elegia o Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade – um aniversário que deu o mote à nossa semana temática. A rádio pública transmitiu um concerto comemorativo gravado no Coliseu dos Recreios (que pode ouvir na íntegra) e emitiu o programa “Portugal em Direto” a partir de Serpa.
Ana Sofia Carvalhêda esteve nessa emissão, à conversa com a cantora Celina da Piedade e com o diretor do Museu do Cante, João Matias. Fez o rescaldo nas tardes da Antena 1, com Edgar Canelas.
O repórter Horácio Antunes foi conhecer a arte-xávega, uma arte de pesca artesanal e ancestral que continua a ser praticada em algumas praias de Portugal.
Já foram mais, já foram olhadas de lado por serem vistas como bandas do regime, mas as que se mantêm hoje parecem estar de boa saúde. É o caso da Banda Filarmónica de Bragança que o repórter Afonso de Sousa foi conhecer.
A pica de cebola e bacalhau é uma iguaria típica da freguesia de Sobral de São Miguel, na Covilhã, que o repórter Paulo Braz foi provar.
O biôco é uma peça de vestuário quase exclusiva do Algarve: as mulheres usavam-no para poderem circular na rua incógnitas, os homens associavam-no à infidelidade feminina. O repórter Mário Antunes conta a história deste capote negro.
Em “À Volta do Largo”, rubrica do “Programa da Tarde” sobre estórias do nosso país, falou-se na Semana das Tradições da vida à volta do coreto.
Em “Uma Noite em Forma de Assim”, destaque para a revista, tradição dos palcos portugueses. Jorge Afonso conversou com Gonçalo Antunes de Oliveira, investigador, Miguel Dias, ator e autor, Vasco Morgado, neto da atriz Laura Alves e do ator, empresário e produtor Vasco Morgado, e Mário Rui, jornalista e autor.
A Antena 1 andou também de norte a sul do país, para (re)descobrir a gastronomia regional portuguesa: cozinhamos dois pratos por dia, na sua versão original.